sábado, 22 de agosto de 2009

EDUCAÇÃO NO BRASIL

É cada vez mais comum encontrarmos jovens estudantes, porém semi-analfabetos, tamanha é a inércia de suas mentes. Provavelmente você já tenha se deparado com situações como: ● Esperar o(a) jovem caixa de uma loja, usar a calculadora para dar o seu troco Ex: (5,00 – 2,80); ● Garotos(as) cursando o 2° grau e não saber se quer as capitais dos estados brasileiros, muito menos a letra do hino nacional; ● Ou quem é o governador de seu estado, e daí por diante. Perguntas básicas respondidas até algum tempo por alunos de 4ª serie primária. Notadamente a evolução tecnológica fascina e disponibiliza uma vasta enciclopédia de informação. A prova disto é que o Brasil vem se destacando como um pais em crescente desenvolvimento tecnológico e desponta como um dos maiores usuários de internet no mundo. Todavia, percebe-se que o famoso jeitinho brasileiro está sempre presente na grande maioria destes usuários, para copia de trabalhos escolares, salas de bate papo ou jogos. A escola propriamente dita não os atraem, pouco evoluiu e se transformou em um local de encontro de jovens desinteressados em aprender. A violência é outro agravante, nunca se viu tantos professores amedrontados com seus alunos e viaturas nas portas das escolas nos horários de entrada e saída dos estudantes. O nível de ensino, diga-se de passagem, caótico, não atraem em nada os estudantes e para alegria destes jovens, criou-se a lei da APROVAÇÂO AUTOMATICA, em que o aluno passa de ano mesmo que seja reprovado nas avaliações, sem falar no numero de faltas que ele pode ter no ano letivo. Não é a toa que o índice de reprovação em testes para ingressar na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) atinge números alarmantes. Mas imaginem os médicos, dentistas, entre outros profissionais de nível superior que não são avaliados em testes como os da OAB e são responsáveis pela saúde pública por exemplo. Obviamente que independente de avaliações existem profissionais que se dedicaram á sua carreira e se qualificaram para tais, mas quem garante que todos estes ex-alunos que cursaram uma universidade estão aptos à exercerem as suas funções? Não é por acaso que o Brasil possui um índice de desemprego assustador. Se por um lado muitas empresas tem dificuldades em contratar mão de obra qualificada, por outro, muitos profissionais desempregados ou trabalhando em atividades que pouco ou nada tem a ver com a sua formação acadêmica. Com certeza algo não está sincronizado. O fato é que o ensino no Brasil se transformou em um grande comércio. Afinal, nunca se viu tantas escolas particulares disputando alunos que, diga-se de passagem, deveriam ser educados pelo poder público ou que ao menos fossem avaliados através de exames periódicos e até mesmo antes de exercerem suas profissões. Só nos resta acreditar que milagres aconteçam. Pensa Brasil... Reflitam amigos.... Gilberto Queiroz

2 comentários:

  1. boa gilberto tenho o mesmo pensar que vc , no meu tempo (tenho 50 anos) passavamos de ano fazendo prova etirando notas boas , acima de 6,0. Eu acho que o ensino no brasil regrediu e nao evoluiu .

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, a situação anda complicada mesmo. Interpretar os textos que são lidos é um problema sério, a maioria não gosta de ler, não tem interesse em aprender, empurra com a barriga, escreve uma redação usando o "internetês" e muito mais. A educação falta em todos os setores, pois passam a jogar lixo pelas ruas, grudam chiclete mastigado em diversos lugares públicos etc. E a bola de neve só vai aumentando, depois votam e não se lembram em quem.
    Bem, concordo com seu texto. E sobre a qualificação, está aí outra grande verdade. O mercado tá em constante mudança e muitos perdem boas oportunidades. Triste isso.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua Opinião